Pesquisa em Foco

domingo, 10 de outubro de 2010

Reportagem da região do vale do Araguaia feita pelo RDM ONLINE

Por Rui Matos
Foto: Marcos Bergamasco
Paisagens deslumbrantes fazem de Luciara o paraíso
 do turismo de contemplação 

O lugar inspira sonhos e paixões. Terra de natureza exuberante que mistura tradição e modernidade. 
Que esconde belezas e riquezas que despertam ambição. Assim é o Araguaia, que será desvendado a partir de setembro pela Rede Globo em sua nova novela das 18h.

Em Araguaia, será contada a história de uma pequena cidade construída à beira do rio Araguaia (origem do nome da novela), e a luta de um jovem rapaz chamado Solano, um gaúcho, domador de cavalos, um herói romântico que vive de fazenda em fazenda, mas que retorna à região do Araguaia após a morte de sua avó. Segundo a lenda contada, essa cidade era uma aldeia indígena antiga, por isso muitas coisas devem acontecer envolvendo os novos moradores desse lugar. Além de enfrentar forças ocultas tentando vencer uma maldição lançada por um xamã, o mocinho de Araguaia fará de tudo para conquistar um amor impossível e lutar pela justiça social.

Protagonizada por Cleo Pires, Edson Celulari, Eva Wilma, Julia Lemmertz, Lima Duarte, Murilo Rosa, Regina Duarte e Tânia Alves, o romance de Walter Negrão projeta Mato Grosso no cenário nacional e internacional. De acordo com o autor, a trama mostrará um Araguaia rico, além de promover o turismo e o ruralismo da região.

Cidades como Santa Terezinha, São Felix do Araguaia e Luciara serão cenários da novela ao amanhecer e no crepúsculo, quando o céu se avermelha numa obra de arte natural. A secretária de Estado de Desenvolvimento do Turismo, Vanice Marques, observa que o Vale do Araguaia compreende uma região onde a natureza teceu uma rede de belezas indescritíveis. “Temos a natureza a nosso favor e a novela nos dará mídia espontânea mundo afora”, comemora.

O Araguaia encanta no crepúsculo, quando o céu se avermelha numa obra de arte natural

Vanice destaca o empenho do Governo de Mato Grosso na implementação do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável nos municípios de Barra do Garças, Água Boa, Cocalinho, Nova Xavantina, Santa Terezinha, São Felix do Araguaia e Luciara. “O rio Araguaia é o protagonista desse cenário e dessa nova história que se desenha. A novela vai contribuir positivamente para a aceleração do diagnóstico que vai identificar as particularidades de cada um desses municípios para melhor planejarmos e atrairmos investimentos para o turismo”, pontua.

O Araguaia O folhetim da Globo dará destaque para uma pequena porção da região, mas o Vale do Araguaia, como também é conhecido, compreende partes de Mato Grosso, Goiás e Tocantins. Cortado pelo rio Araguaia, é uma das principais bacias hidrográficas do país.

Em Mato Grosso, 31 municípios compõem essa região de aproximadamente 11,5 mil km², com uma população em torno de 316 mil habitantes e um Produto Interno Bruto(PIB) de cerca de R$ 2,331 bilhões.

Serra do Roncador


Apesar do potencial, o turismo ainda é incipiente. A economia da região é voltada, basicamente, para a atividade pecuária, contabilizando-se ali um rebanho bovino próximo de 6,5 milhões de cabeças no lado de Mato Grosso. Outras 10 milhões de cabeças estariam espalhadas do outro lado do rio, em Goiás e Tocantins.

O Rio Ele nasce tímido no município de Alto Taquari, mas logo toma forma em Alto Araguaia. Logo abaixo, próximo à praia de Baliza, o Araguaia corta paredões rochosos. Enormes cachoeiras, vales, grutas e a Serra do Roncador fazem parte das belezas no entorno desse cenário cinematográfico. O Vale é um berçário ecológico, com suas cachoeiras, nascentes e corredeiras.

Daí por diante, desce caudaloso por cerca de três mil quilômetros, com suas praias de areias claras e grandes cardumes de peixes.

Também conhecido como Berohokã, palavra de origem indígena karajá, que significa Grande Rio, o Araguaia é o coração dessa imensa região que de ciclo em ciclo se renova para encher os olhos e surpreender, mesmo que seja pelas lentes de uma câmera de televisão.

O desfecho da novela de Walter Negrão é desconhecido, ainda. Mas uma coisa é certa: o Araguaia nunca mais será o mesmo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário